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O Gás R410A da Sanmei é utilizado em aparelhos de ar condicionado e sistemas de refrigeração no geral. Com sua pureza testada e aprovada pelo SGS, maior e mais conceituado laboratório do mundo de análise, ele é um dos poucos gases ecológicos. Isso porque não possui CFCs (clorofluorcarbonos) – substâncias à base de cloro que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causando danos à camada de ozônio. Ele também não é tóxico e nem inflamável.
Ele foi desenvolvido não só para substituir o R-22 em equipamentos novos, de médias e altas temperaturas de evaporação, como também apresenta capacidade maior de refrigeração do que o R-22. Além disso, o Gás R410A trabalha numa pressão menor que o R22, que demanda o uso de ferramentas específicas para seu manuseio.
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Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) é um fluido refrigerante HFC, de fácil utilização e que não degrada a camada de ozônio. Este produto, disponível em DAC de 13.4kg e lata de 750g, substitui o R-12 e “blends” a base de HCFCs (ex.: MP39, MP66 e R-409A) em sistemas de refrigeração doméstico, comercial e industrial e em condicionadores de ar automotivos.
Nota: Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) não é recomendado para centrífugas, chillers com sistemas que possuam evaporador inundado.
Classificação ASHRAE: R-437A.
Aplicações
Benefícios
Performance Esperada
(Com base em experiências de campo, testes de calorímetro e dados de propriedades termodinâmicas).
Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) proporciona a capacidade de refrigeração até 11% maior e menor consumo de energia em comparação ao R-12 na maioria dos sistemas. A performance real dependerá das condições operacionais e do projeto do equipamento.
Considerações para Retrofit
Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, onde na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante utilizado atualmente. Consulte as Diretrizes de Retrofit do Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) para obter maiores detalhes.
Para Retrofit de condicionadores de ar automotivo com R-12, verifique as condições de mangueiras e “o-rings”. Devido à idade e à condição atual do sistema, pode ser necessária a substituição desses componentes. Em alguns casos, a adição de pequena quantidade de PAG pode auxiliar no retorno de óleo.
Consulte as Diretrizes de Retrofit para condicionadores de ar automotivos do Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) para obter maiores detalhes.
Segurança
Esse fluido refrigerante pode ser utilizado com segurança sob condições normais de uso. Freon™ MO49Plus (antigo ISCEON™ MO49Plus) recebeu a classificação de segurança ASHRAE A1, similar ao R-12 e R-134a. Este fluido não é inflamável e não é tóxico. Consulte a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para outras informações.
A Máquina para Limpeza e Higienização de Ar Condicionado Split GBMak PREMIUM é o modelo completo e mais bem preparado para realizar a limpeza completa e minuciosa de seu aparelho.
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Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) é um fluido refrigerante HFC, de fácil utilização e que não degrada a camada de ozônio. Este produto é alternativo ao R-22 em condicionadores de ar doméstico e comercial de média temperatura.
Classificação ASHRAE: R-417A.
Aplicações
Nota: Recomenda-se Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) para equipamentos de até 5 TRs.
Benefícios
Performance Esperada
(Com base em experiências de campo, testes de calorímetro e dados de propriedades termodinâmicas).
Realizando o Retrofit adequadamente, Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) proporciona capacidade de refrigeração necessária na maioria dos sistemas; no entanto, alguns casos podem apresentar uma capacidade reduzida. Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) tem demonstrado economia de energia em alguns sistemas. A performance real dependerá das condições operacionais e do projeto do equipamento.
Considerações para Retrofit
Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, onde na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante utilizado atualmente. O retorno do óleo lubrificante é determinado por condições operacionais e de projeto, sendo que em alguns sistemas com configurações complexas de tubulação, pode ser necessário adicionar POE.
Algumas aplicações poderão exigir pequenas alterações durante o Retrofit, por exemplo, substituição de vedações e ajustes/substituição da válvula de expansão.
Consulte as Diretrizes de Retrofit do Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) para obter maiores detalhes.
Segurança
Este fluido refrigerante pode ser utilizado com segurança sob condições normais de uso. Freon™ MO59 (antigo ISCEON™ MO59) recebeu a classificação de segurança ASHRAE A1, similar ao R-22 e R-407C. Este fluido não é inflamável e não é tóxico. Consulte a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) para outras informações.
Freon™ 134a (antigo Suva™ 134a) é um HFC, que não degrada a camada de ozônio, desenvolvido para substituir o R-12 em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação (acima de – 7º C).
Sua utilização é indicada preferencialmente para equipamentos novos; porém, pode ser uma opção para Retrofit*.
Classificação ASHRAE: R-134a
Aplicações
Benefícios
Considerações para o Uso
Todos os sistemas que trabalham com HFC-134a podem utilizar lubrificantes a base de poliól éster (POE). Em sistemas de condicionadores de ar automotivos também é possível a utilização de lubrificantes a base de polialquileno glicol (PAG). Em determinados casos são necessárias mudanças no projeto dos equipamentos para otimizar o desempenho do fluido.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Freon™ 134a (antigo Suva™ 134a).
*Exige troca do tipo de lubrificante e do dispositivo de expansão.
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